Tapete de rato: como escolher o ideal

Ter um tapete de rato para controlar este dispositivo tem várias vantagens que provavelmente não conhece.

É, muito provavelmente, um dos objetos mais antigos que vemos associados a um computador. Um tapete de rato, por muito tempo que tenha, permanece intemporal – tal como a sua utilidade. Ainda que a maior parte dos computadores traga uma touchpad incluída, a maior parte das pessoas opta por usar um rato.

PORQUE É QUE PRECISA DE UM TAPETE DE RATO?

É um objeto que acaba por seu muito útil em qualquer tipo de contexto, use o computador onde usar. Trata-se de uma superfície plana e macia que lhe garante uma boa utilização esteja onde estiver. Com um tapete destes, pode transportar o computador para diferentes sítios onde encontra superfícies de texturas distintas.

O facto de ter um tapete de rato consigo é uma mais-valia, porque sabe que nunca terá dificuldade em movimentar o rato. Usar este dispositivo numa mesa de vidro, por exemplo, facilmente se tornará numa dor de cabeça. O mesmo acontece com superfícies como a madeira, entre outras.

Os tapetes de rato eram especialmente úteis quando os ratos surgiram, uma vez que tinham uma bola na parte de baixo que possibilitava o movimento do dispositivo. Com o passar do tempo, o desenho e funcionalidade destes ratos forem repensados e excluíram esse objeto redondo, concluindo-se que não seria mais necessário.

Ainda assim, por mais macia que seja a parte de baixo de um rato, as dificuldades de movimentação existem sempre, sobretudo se o utilizar em cima de uma superfície mais rugosa. Por isso, para além de facilitarem a utilização de um rato no geral, permitem ainda que não desgaste uma determinada superfície.

Suponhamos que usa um rato em cima de uma mesa de madeira. Depois de algum tempo, certamente notará que a madeira está gasta e já apresenta algumas falhas. Por sua vez, também irá poupar a parte inferior do rato, que está sempre em contacto com uma superfície.

Se estivermos a falar de dispositivos que incluem borracha nesta parte inferior, mais propriamente, então rapidamente perceberá que essa borracha não será mais gasta se utilizar um tapete de rato. Acaba por ser uma situação que apresenta vantagens para ambos os lados.

Mais rapidamente reconhecerá estas vantagens se for fã de jogos e passar muitas horas ao computador a jogar. Existem tapetes de diferentes tamanhos, que se adaptam às suas necessidades de gamer (profissional ou amador), que não se pode dar ao luxo de perder algum nível porque o rato bloqueou em determinado movimento.

COMO ESCOLHER UM TAPETE DE RATO

1. O material

Há tapetes de rato para vários gostos, e em vários materiais. Estes existem em pano, plástico com borracha, alumínio e vidro. Assim sendo, importa saber, em primeiro lugar, qual a finalidade que terá o tapete de rato que procura, já que um de vidro não será o melhor para transportar, por exemplo.

2. A finalidade

Tem de ter em consideração as suas necessidades, o valor que pretende gastar e, até, se tem alguma alergia a determinado material (presente num tapete de rato). A finalidade vai também determinar se precisa de um tapete mais standard ou um maior. Por exemplo, para gaming, aconselhamos que procure um do tamanho de um teclado, por exemplo.

3. O design

Existem diferentes modelos, para todos os gostos. Uns são planos, outros têm pequenos “altos” para pousar o pulso, uns são maiores do que outros… Tudo depende do seu gosto e da finalidade que esse tapete irá preencher. Conheça alguns exemplos de seguida.

 

Conheça os nossos tapetes de ratos clicando aqui