Práticas de Troca Recomendadas

O sistema de trocas é uma funcionalidade comunitária que lhe permite trocar vários itens do Steam e de jogos com outros utilizadores. Porém, tal como acontece na vida real, há pessoas que podem tentar enganá-lo de forma a obter os itens que lhe pertencem. Recomendamos a todos os utilizadores do Steam que revejam as recomendações de troca abaixo de forma a poderem fazer trocas de forma segura e justa.

O que é uma burla?

Uma burla é quando um utilizador convence outro a fazer um acordo (troca, presente ou transação no Mercado) sob condições falsas. Burlas normalmente envolvem o uso de artimanhas para convencer um utilizador de que está a fazer uma boa troca quando na verdade não está.

Trocas a nunca aceitar

 

Trocas que envolvam dinheiro

A interface de trocas do Steam não suporta quaisquer tipos de transferências monetárias. Isto inclui saldo da Carteira, PayPal, cartões-presente ou qualquer outro tipo de moeda de troca.

Trocas que envolvam códigos de produto (CD keys)

Códigos de produto (CD Keys) não podem ser adicionados à interface de troca. Os códigos oferecidos podem ser de um jogo diferente, falsos, já usados ou só podem ser usados em certos países.

Trocar itens/presentes por nada

Deve completar a troca numa só sessão. A interface de troca suporta um número ilimitado de itens incluídos em cada troca, por isso não há razão para efetuar várias trocas. Se escolher trocar um item sem receber nada em troca, receberá uma mensagem de confirmação antes de completar a troca, dizendo que os itens que está a enviar serão considerados como um presente.

Trocas a oferecer saldo da Carteira Steam

Saldo da Carteira Steam não pode ser trocado, movido, presenteado nem adicionado automaticamente a contas por outros utilizadores. Nunca aceite trocas que oferecem saldo para a Carteira Steam.

Nunca empreste itens nem peça itens emprestados a outros utilizadores.

Se oferecer um item a um utilizador, não há nada que impeça essa pessoa de ficar com o item. Na maioria dos casos, se alguém lhe pedir emprestado um item, essa pessoa não irá devolvê-lo. Não empreste itens a outros utilizadores.

Coisas a ter em atenção

 

Certifique-se de que está a trocar com a pessoa certa.

Burlões muitas vezes fazem-se passar por amigos ou utilizadores de confiança. Reveja as informações na proposta de troca para se certificar de que está a trocar com a pessoa certa. É da sua responsabilidade verificar com quem está a trocar.

O Steam proporciona bastantes informações sobre a outra pessoa na proposta de troca, incluindo durante quanto tempo você e a outra pessoa são amigos, o nível da conta, há quanto tempo a conta foi criada e em que grupos a outra pessoa é moderadora.

Trocas em que é necessário comprar um item para trocá-lo com outro utilizador

Um burlão pode tentar convencê-lo que ele irá trocar-lhe algo se você comprar e trocar-lhe um item à venda no Mercado da Comunidade. O burlão inventará uma desculpa para não poder comprar ele mesmo o item, e para não poder trocar pelo item diretamente. Depois do item ter sido comprado, o burlão irá remover você da lista de amigos e bloquear todas as comunicações consigo. A pessoa que estava a vender o item era um cúmplice do burlão e acabou assim de vender um item barato a um preço muito alto.

Não troque por itens fora da proposta de troca

Se outro utilizador lhe pedir que o faça, é possível que esteja a tentar burlá-lo. Insista sempre que a troca seja feita através da mesma proposta.

Evite usar intermediários

Se estiver a trocar através do sistema de trocas do Steam, intermediários não serão necessários. Um intermediário pode burlá-lo fazendo-se passar por outro utilizador, trabalhando em conjunto com um burlão ou ficando com qualquer item que lhe seja dado.

 

Fonte: https://support.steampowered.com/kb_article.php?ref=8912-WEYU-8454&l=portuguese

%d bloggers like this: