Como se tornar um gamer profissional e ganhar dinheiro com isso

Voce ja deve ter ouvido alguém dizer algumas dessas frases:

  • Jogos são coisas de miudos
  • Ficar jogando jogos ou videogames não leva a nada
  • Ser um gamer profissional é muito difícil, você nunca vai conseguir!

Nao ligue pra essas pessoas, elas provavelmente nao tem a mesma determinacao que voce tem.

Hoje a realidade é diferente e é possível sim levar o mundo de games como profissão.

E dá próxima vez que alguém falar que games não leva a nada, mostre esse gráfico que ilustra quanto de dinheiro o mercado de Esports já gerou e vai gerar:

Somente em 2018, esse valor foi de US $ 865.000.000,00, e a previsão é muito alta! À medida que o mercado esquenta, a incerteza diminui e o caminho se torna mais claro. Outro mito é que, para se tornar um jogador profissional, você deve nascer com talento. Se você sabe como se tornar um jogador profissional e se esforçar muito, é possível realizar esse sonho.

Escolha um jogo que você ame

Acho que essa é uma das primeiras reflexões para quem quer saber como ser um gamer profissional.

Existem muitos tipos de Esports que engloba jogos de FPS, MOBAs, Battle Royale, entre outros.

Você pode pensar que deveria prestar atenção ao jogo porque está em ascensão ou em situações nas quais você pode ganhar mais dinheiro no eSports. Sei que esse é um fator motivador, mas a verdadeira razão para distinguir jogadores profissionais de jogadores amadores é a paixão pelos jogos. Quando não há paixão no jogo, é difícil manter a motivação, a consistência do treinamento (discutiremos mais adiante) e você acabará desistindo. Portanto, escolha um jogo que você gosta de jogar, por melhor que seja o desempenho no mundo dos eSports, é sempre agradável.

Tenha uma rotina de treinos

Através do treinamento disciplinar, essa é uma das melhores habilidades dos jogadores profissionais. Sempre que você postar um comentário ou entrevista, eles dirão que a disciplina no treinamento é essencial. Portanto, se você quiser saber como se tornar um jogador profissional e ganhar dinheiro, lembre-se de que precisa ter procedimentos de disciplina e treinamento.

Eu não tenho tempo com o trabalho e estudo, é muito difícil!

Calma, antes de tudo, você nunca deve parar de assumir a responsabilidade pelo treinamento, afinal, você ainda começa a saber como se tornar um jogador profissional. A parte mais importante do procedimento de treinamento é a consistência. O treinamento dura 2 horas, 1 hora ou 30 minutos é irrelevante, é importante manter a rotina de treinamento todos os dias. Se você for trabalhar todos os dias, poderá treinar até 30 minutos de manhã, e já estará na frente de muitos outros jogadores.

Outra dica importante é separar o treino de um jogo casual.

Não é produtivo você usar seu tempo de treino somente para jogar partidas aleatórias. Por isso, veja a próxima dica que iremos mostrar como você pode treinar.

Ciclo de treino: aprenda, treine e aplique

Como discutimos acima, jogar com seus jogos favoritos sem objetivos ou desenvolvimento básico não ajudará no progresso. É por isso que é importante praticar o aprendizado, o treinamento e o ciclo de aplicação:

Aprenda

Para jogos, precisamos aprender alguns conhecimentos básicos. Começando desde os iniciantes nas regras do jogo, até mecânicos, ações, personagens, mapas, etc. Por exemplo, vamos falar sobre jogos de League of Legends. Você pode aprender o seguinte básico aqui:

  • Mecânica do jogo: a rapidez que você clica no mouse ou aperta no teclado para atacar um inimigo e usar magia.
  • Jogadas: pode estudar as principais jogadas ou até criar as suas para pegar o adversário de surpresa, conseguir um dragon e por aí vai.
  • Personagens: estudar um campeão, como ele deve se comportar em uma Team Fight, contra quais outros campeões ele é melhor ou pior.
  • Mapa: estudar onde é melhor colocar uma ward, qual movimentação ideal fazer no mapa, etc.

 

Mas como eu aprendo? Hoje, a Internet já existe. OutubeO YouTube possui alguns vídeos, conteúdo da Internet, e-books e muitas outras possibilidades de aprendizado. A idéia é que você estude teoria primeiro. Concentre-se em entender o processo pelo qual a fundação passará.

Treine

Depois de aprender o conteúdo, é hora de treinar. Agora, focando apenas o treinamento, vamos supor que você aprendeu a abrir o Pixel no CS: GO. Crie você mesmo um jogo e treine essa ação.

O tempo desse treino vai depender da dificuldade e de você. Fique treinando até se sentir confiante para aplicar.

Aplique

Agora sim chegou a hora de entrar em uma partida 🙂

Aplique o que você aprendeu e treinou em uma partida contra outros players para medir se você conseguiu realizar o que estava tentando aprender.

Caso ainda não tenha conseguido, volte para o ciclo estudando mais um pouquinho, treinando e aplicando.

Importante é que alguns fundamentos você não vai aprender rapidamente, realmente terá que treinar e aplicar mais. Leve o tempo necessário, mesmo que demore semanas ou meses.

Assista e analise suas partidas

Outra dica importante sobre como se tornar um jogador profissional é assistir ao jogo. Além de assistir, você também deve analisar o jogo para verificar quais erros foram cometidos e os sucessos alcançados. Além disso, se você tem um oponente ou outro jogador que joga no seu time e se destaca no jogo, entenderá o que ele fez para se destacar. Muitos jogos têm a possibilidade de assistir à repetição do jogo, mas se você não tiver esses jogos, poderá usar alguns dos melhores softwares de streaming para gravar o jogo.

Jogue com pessoas no mundo real e participe de campeonatos

Pode parecer básica essa dicas, mas é muito importante tentar sair um pouco do online para jogar com outros jogadores que você conheça.

Procure outros jogadores da sua cidade ou amigos para jogar ou simplesmente conversar sobre o jogo.

Essa aproximação com a comunidade possibilitará a troca de experiências e de desenvolvimento como jogador de games profissional.

Outra dica é participar de campeonatos.

Procure campeonatos na sua cidade ou estado, por mais que sejam amadores, sentir na prática a tensão, o jogo em equipe, concentração e a sensação de ganhar te dará mais experiências.

Você pode conhecer outros jogadores pela plataforma Playerlink ou então buscar campeonatos pelo site Battlefy

 

Invista em equipamentos

Equipamentos são essenciais para quem busca ser um gamer profissional.

Imagina um jogador de futebol sem uma chuteira ou até uma bola para treinar.

Investir em um pc gamer para dar a melhor performance no jogo e também nos periféricos como teclado e mouse tornará mais fácil o caminho para ser um jogador profissional.

É claro que para começar isso não é uma regra, pois no início a grana é curta (até você ler as dicas finais para ver como ganhar dinheiro o/). Muitos pro players começaram com equipamentos de baixo custo.

Não necessariamente você precisa comprar logo a melhor chuteira, não é mesmo?

Relaxe e se Divirta

Sei que a vontade de ser um gamer profissional pode gerar ansiedade, incertezas, insegurança, etc. Tente não colocar muita pressão e tenha uma vida fora dos computadores.

Muitos profissionais fazem um treino físico todo dia, como correr, nadar, ir na academia, etc. Usam a meditação para deixar a mente livre e procuram ter uma vida fora dos treinos, que é sair com os amigos, ver um filme.

Isso além de fazer bem para a saúde vai te deixar relaxado para desenvolver como um jogador de jogos profissionais.

Outro ponto importante, é se questionar se realmente quer encarar a vida de um gamer profissional.

Muitas pessoas confundem o profissionalismo com diversão, o caminho vai ser longo por isso é importante refletir sobre isso.

Separamos um vídeo muito interessante produzido pela AOC do Brasil sobre a história do jogador Kami para entender essa realidade:

Acha que acabou?

Separamos o melhor desse post sobre como ser um gamer profissional para o final 🙂 finalmente veja como ganhar dinheiro nas próximas dicas:

Streamer

Muitos jogadores começam a ganhar dinheiro transmitindo ao vivo suas partidas e interagindo com o público, deixe a vergonha de lado e faça lives pelas plataformas Twitch ou Youtube.

Você pode ganhar dinheiro com o público assinando o seu canal (os famosos subs) ou então com alguma empresa que queira patrocinar sua transmissão.

Se isso é tudo novo para você, sugiro olhar nosso conteúdo sobre:

  • O que é Stream
  • O que é Twitch
Canal no Youtube

Se você busca como ser um gamer profissional e ganhar dinheiro faça um canal no Youtube o quanto antes.

Criar vídeos que ensina como jogar para outros jogadores, com dicas, ou com algum conteúdo relevante fará pessoas assinarem seu canal e pagarem por isso. Fora também os patrocínios que você pode ganhar.

Participando de Times

Pode ser um pouco óbvio, mas ter uma carreira em times profissionais de Esports pode ser uma opção mais segura para os jogadores, pois pode ter um contrato envolvido e você irá receber um valor mensal como um salário.

%d bloggers like this: