Cadeira Gamer: Conheça a ciência por trás

Antes de podermos focar na ciência por trás de uma cadeira gamer é importante explicarmos a origem da cadeira gamer.

Como surgiu a cadeira gamer

A história da cadeira gamer tem origem nos jogos de corrida, tais como Need for Speed, FlatOut, Dirt, entre vários outros. A ideia original era de replicar o assento de um carro, de maneira que o gamer tivesse a experiência real de que estava realmente dirigindo um carro de corrida, é por esse motivo que quase todas as cadeiras gamer se assemelham a ao assento de um carro de corrida em seus menores detalhes tais como os lados do encosto que são ligeiramente curvados para dentro e até mesmo os tipos de recortes no encosto para ajudar a adicionar um visual esportivo.

Apesar de inicialmente ter sido criada exclusivamente para jogos de corrida, com o passar dos tempos as cadeiras gamers foram sendo adaptadas para auxiliar em outros tipos de jogos, apresentando as mais diversas funcionalidades para tal, mas tendo sempre como principal função reduzir o cansaço e o estresse dos gamers (ou de qualquer pessoa que a use) para que eles possam focar sua total atenção no que estão fazendo. A cadeira gamer prioriza mais do que tudo a ergonomia.

A ergonomia da cadeira gamer

 

A ergonomia é a aplicação do conhecimento científico no design de objetos, sistemas e tecnologia utilizada pelo ser humano com o objetivo de garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores e aumentar os níveis de produtividade.

Os princípios ergonómicos são aplicados em diversas atividades humanas como o trabalho, o lazer ou o desporto. O objetivo é garantir que as pessoas tiram o máximo de proveito das atividades realizadas em condições de sua saúde e segurança. A ergonomia é fundamental na área da higiene e segurança no trabalho mas não é exclusiva desta.

No entanto, no mundo do trabalho há quatro preocupações centrais para ergonomia. Essas condições chave são: segurança, saúde, eficiência e produtividade.

O Raio X da cadeira gamer

A cadeira gamer é desenvolvida de modo que cada uma de suas funcionalidades vise resolver cada um dos problemas ocasionados pela má postura e pelo esforço repetitivo de quem trabalha sentado por horas. As funcionalidades padrões que estão presentes na maioria das cadeiras gamers do mercado são:

  • Apoio lombar nas costas com ajuste de altura;
  • Apoio para a cabeça;
  • Apoio para os braços (em alguns modelos este apoio é ajustável enquanto em outros não);
  • Altura regulável;
  • Revestimento de espuma;
  • Encosto reclinável e função balanço;
  • Estrutura sólida e estável.

 

A estrutura

Os melhores modelos de uma cadeira gamer atualmente são feitos com uma estrutura de aço sólido, de maneira a garantir resistência e durabilidade para a cadeira gamer.

O tecido

A espuma injetada na cadeira gamer garante durabilidade, ergonomia e conforto para seu usuário. É muito mais relaxante se ver apoiado em uma estrutura confortável como uma cadeira gamer, na qual a espuma e todos seus apoios são para este objetivo, do que aquela velha cadeira de madeira/metal que definitivamente não foi projetada pensando nisso.

A altura

A cadeira gamer também possui a regulagem hidráulica de altura e inclinação, para que você a adapte para melhor lhe servir conforme sua altura.

A inclinação

Com a cadeira gamer possuindo uma inclinação de até 180º é até mesmo possível improvisar uma cama e dormir ali mesmo enquanto você espera aquele atualização do jogo terminar de baixar.

A base

A base da cadeira gamer é composta de 5 pés e é feita de alumínio. A largura das rodinhas pode variar de acordo com o modelo, mas geralmente todas seguem o padrão de 75 mm.

A cadeira gamer

As medidas provenientes de uma cadeira gamer depende bastante de quem a está comprando. Portanto, cada modelo possui restrições quanto ao peso suportado e as dimensões apresentadas, a cadeira gamer feita para uma pessoa magra não irá servir para uma pessoa acima do peso, é sempre importante ficar atento as especificações do fabricante/vendedor quando for adquirir sua cadeira gamer para que não acabe pagando por aquilo que não o serve.

E você, ja tem alguma cadeira gamer? Visite nossa loja e compre a sua

 

Leave a Comment

%d bloggers like this: